Liberdade definitiva!
- redenenhumavidaame
- 4 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Nota da Rede Nenhuma Vida a Menos sobre as prisões do ato anti-racista do dia 1 de Junho.
Após a prisão arbitrária e repleta de irregularidade de 6 manifestantes no ato anti-racista do dia 1 de junho em Curitiba, houveram mobilizações de grupos e advogadas/os para a liberdade imediata das/os presas/os. No dia 3 de junho, a/os manifestantes tiveram decretada sua liberdade provisória, porém as irregularidades não acabaram.
A liberdade provisória foi concedida com condições que visam desmobilizar o direito de manifestação das pessoas presas, como o uso de tornozeleira eletrônica por 90 dias, a proibição de participarem de manifestações e também de saírem de casa após as 20 horas da noite. Ressaltamos que as pessoas criminalizadas foram detidas muito tempo depois do fim e dispersão do ato, sem elementos incriminatórios que justifiquem a prisão. Ficando evidente o intuito de criminalizar o protesto e dedesmobilizar as manifestações, tornando esse processo repleto de irregularidades.
Além disso, houve por parte de alguns veículos de imprensa, a divulgação dos nomes da/dos acusada/os, fazendo associação descabida a crimes, estabelecendo assim mais um ataque a/aos manifestantes, considerando a capacidade de destruição de vidas que esse tipo de divulgação pode causar.
Seguimos acompanhando essa situação e nos colocando contra a criminalização das mobilizações sociais e o genocídio do povo preto.
LUTAR NÃO É CRIME! VIDAS NEGRAS IMPORTAM! LIBERDADE PARA A PRESA E PRESOS POLÍTICOS! NENHUMA VIDA A MENOS!
Foto: Marcel Rodrigues #vidasnegrasimportam #blacklivesmatter
Comments