Ato "Cadê o Ministério Público?" será realizado no dia 07/05
- redenenhumavidaame
- 5 de mai.
- 2 min de leitura

Na próxima quarta-feira, dia 07 de maio, estaremos nas ruas exigindo ação do Ministério Público diante do crescimento da violência policial no Paraná!
Entre 2019 e 2024 foram registrados 2354 assassinatos cometidos por agentes da segurança pública. A polícia tem instaurado um tribunal onde decidem nas ruas quem deve ser punido com a pena de morte, promovendo o terror nas periferias - e a maior parte das vítimas são jovens negros.
O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM CULPA
Uma das funções do Ministério Público é fazer o controle externo da atividade policial, ou seja, proteger os direitos dos cidadãos, prevenindo e fiscalizando para que não existam abusos por parte das forças policiais. Isso não tem sido feito!
Pelo contrário, falta compromisso com as investigações de homicídios cometidos pela polícia e a impunidade tem sido a regra na maioria absoluta dos casos. O próprio MP disse recentemente em entrevista que não tem um protocolo para atuar nessas situações e que as investigações dependem da moral de quem está investigando.
Também não existe controle preventivo e o atendimento oferecido aos familiares que buscam por justiça é precário, desrespeitoso e muitas vezes inexistente. O Ministério Público não é apenas omisso: é conivente e culpado por cada vítima que o Estado tem feito.
Por isso, vamos às ruas exigir que o Ministério Público cumpra seu papel:
- Exigimos que policiais que são investigados sejam imediatamente afastados de suas funções, assim como acontece com todo servidor público;
- Por uma perícia independente, desvinculada das polícias, que analise provas com segurança, imparcialidade e qualidade;
- Pela criação de um protocolo de atuação para casos de violência policial, com a participação dos movimentos sociais;
- Por um canal de comunicação efetivo entre as famílias e o MP!
07 de maio, quarta-feira
A partir das 14h
Ministério Público do Paraná
Rua Marechal Hermes, 751 - Centro Cívico
Comentários