top of page

Governo do Paraná gasta 4,3 milhões de reais em Veículo Lançador de Água para reprimir manifestações populares

ree

Na próxima semana, o Governo do Paraná pode gastar 4,3 milhões de reais para comprar um Veículo Lançador de Água, um carro blindado que deve ficar sob comando do Batalhão de Polícia de Choque. O objetivo do equipamento é “dispersar multidões”, mais especificamente reprimir manifestações populares, sejam elas nossas lutas por direitos ou nossas expressões culturais.


“Desde 2013, temos testemunhado um aumento significativo das manifestações populares, muitas vezes resultando em confrontos e danos ao patrimônio público e privado (...). Grupos radicais têm adotado táticas agressivas, como a destruição de símbolos capitalistas, e confrontos diretos com as forças policiais”, afirma o edital de licitação do veículo. Na realidade, são esses equipamentos de guerra milionários que causam os reais danos pra população, especialmente a pobre, negra e periférica.


O tal blindado, por exemplo, já é conhecido pelos paranaenses. Apesar do edital afirmar que o estado não possui nenhum veículo com essa função, os lançadores de água já foram utilizados há pelo menos 10 anos, como no massacre do dia 29 de abril, contra professoras que lutavam pela previdência e a valorização das trabalhadoras da educação. Na ocasião foram mais de 200 pessoas feridas.


Fica claro como o Estado está muito mais preocupado com a repressão e a produção de morte do que com a dignidade dos professores e servidores da educação. O gasto previsto de R$4,3 milhões aos cofres públicos daria pra pagar o salário de 890 professores do Paraná, por exemplo, considerando o piso nacional que nem é o que ganha a maioria dos profissionais do estado. Seria mais que o suficiente para cidades como Piraquara, Araucária ou Pinhais (de acordo com dados do SEED em Números).


Nessa semana, o governo também anunciou que deve gastar R$5,5 milhões de reais com a compra de 93 cães para reforçar atividades policiais. E o dinheiro para políticas de acesso a educação, moradia, pra evitar enchentes, pra saúde, cadê?


Chega de investir na política da violência e da morte. Desinvestir das polícias é investir na educação e em condições de trabalho dignas para os professores!


Desinvestir das polícias é investir na vida do povo negro!

Comentários


Rede Nenhuma Vida a Menos

Curitiba - PR

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page