Roda de conversa sobre Desinvestimento das Polícias é realizada em Curitiba (PR)
- redenenhumavidaame
- 5 de abr.
- 2 min de leitura

No dia 29 de março, realizamos em Curitiba a Roda de Conversa sobre Desinvestimento das Polícias, no Centro Comunitário da Vila Autódromo. A atividade contou com a participação de diversas organizações e movimentos sociais, a fim de debater diferentes possibilidades de luta contra a brutalidade policial.
Durante a conversa, apresentamos dados do quanto o estado do Paraná investe cada vez mais em armamentos, policiamento, nas prisões e em políticas que promovem a morte, ao mesmo tempo em que a sensação de insegurança e a violência, inclusive a policial, só crescem.
Também fizemos comparativos com os valores destinados a áreas de políticas sociais, como saúde, educação e moradia. Em 2025, a previsão é de que serão investidos 3,2 bilhões de reais somente em policiamento, 14 VEZES mais do que no Ensino Médio e em Habitação Social, 3 VEZES mais do que na Atenção Básica de Saúde.
Isso mostra qual é a prioridade do Estado, investir muito mais em ferramentas e políticas de guerra, que atingem principalmente pessoas negras, moradoras das periferias, do que em qualidade mínima de vida pra população - isso com o dinheiro público, dinheiro dos nossos impostos.
Após a exposição, discutimos sobre abolicionismo e estratégias de combate ao terrorismo de Estado em nossa região. Entre concordâncias e discordâncias, foi possível debater a necessidade de fortalecer construções coletivas e de articulação na luta contra a política de morte, a política de extermínio da população negra. É preciso imaginar mundos novos, um mundo onde a vida dos nossos seja possível, um mundo sem polícias e sem prisões!
Na atividade, os participantes também puderam conhecer o II Memorial das Vítimas de Violência Policial de Curitiba e Região, que homenageia o jovem Ruhan Luiz Machado, assassinado pela PM em 2018, e outras vítimas da violência policial. Agradecemos a Associação de Moradores da Vila Autódromo pelo espaço e a todas as pessoas e organizações presentes!
A roda de conversa faz parte da campanha pelo Desinvestimento e Controle das Polícias, realizada em conjunto com a Rede Abolicionista, composta por organizações do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
Comentários